terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Glórias Benfiquistas - Serafim


SERAFIM


Manuel Serafim Monteiro Pereira

25 / 06 / 1943 - 07 / 06 / 1994

Rio Tinto


Clubes: FC Porto / BENFICA / Académica de Coimbra


Esquerdino nato, Serafim era um possante e atlético ( 1,78 m / 79 kg ) futebolista que começou a sua carreira no FC Porto.

Aos 15 anos já jogava na equipa de juniores mercê de uma autorização ministerial. Desde cedo começou a dar nas vistas pelas extraordinárias qualidades que demonstrava e, sem surpresa, é convocado para representar Portugal no Torneio Internacional de Juniores da UEFA ( actual Campeonato da Europa de sub-19 ) que se iria disputar na Áustria.

Decorria o ano de 1960 e a equipa lusa alcançou um brilhante 3º lugar. Na fase inicial, Portugal defrontou a Itália ( 0 - 0 ), a Holanda ( 2 - 1 ) e a Grécia ( 5 - 1 ). Nas meias-finais, a única derrota, frente à Hungria ( 1 - 2 após prolongamento, com 0 - 0 no tempo regulamentar ) e no chamado jogo de consolação, uma saborosa vitória sobre os anfitriões austríacos por 2 - 1. Em jeito de curiosidade frisar que os húngaros foram os vencedores da competição.

No ano seguinte ( 1961 ) e já integrado nos séniores do Porto ( a despeito de ainda ter idade de júnior ), voltou a ser convocado para a selecção portuguesa que iria participar novamente no Torneio Internacional de Juniores da UEFA, desta vez a ter lugar em Portugal. Formada, uma vez mais, por jovens de grande talento, na primeira fase a selecção lusa empatou com a Itália ( 0 - 0 ) e bateu a Inglaterra por 4 - 0 ( com dois golos de Serafim ).

Visto três países não terem comparecido para disputar o torneio, para preencher as datas vagas, Portugal defrontou e venceu a França por 3 - 1, conquistando o troféu extra a que seu o nome "Taça Ebbe Schwartz" ( foi o primeiro presidente da UEFA ). A competição prosseguiu com a disputa das meias-finais e o adversário foi a sempre temível Espanha que saiu vergada por uma pesada derrota ( 4 - 1 e três tentos do jovem portista ).

Mas o melhor estava mesmo para vir, visto que na final do torneio, disputada no Estádio da Luz, Portugal com uma enorme exibição "cilindrou" literalmente a Polónia por 4 - 0. Os golos? Todos eles apontados por SERAFIM.

Nessa altura já se destacava pela sua extraordinária capacidade atlética, pujança física, velocidade e potência do remate. Em absoluto, Serafim foi o melhor jogador junior da sua geração. Dessa mesma geração, Portugal pode ainda sentir-se orgulhoso de vários nomes que viriam a envergar a camisola da selecção principal. Além do próprio Serafim, podemos citar uma longa lista na qual constam jogadores como António Simões ( Benfica ), Fernando Peres ( Belenenses, Sporting, Académica e Vasco da Gama, do Brasil ), Pedro Gomes ( Sporting ), José Carlos ( CUF e Sporting ), Pedras ( Guimarães, Benfica, Sporting e Setúbal ), Oliveira Duarte ( Sporting e Académica ), Carriço ( Setúbal ) e Rodrigues ( Belenenses ). Por uma questão de justiça, referenciar ainda jogadores como Lourenço ( Académica e Sporting, foi um dos "magriços" de 66 mas estranhamente nunca actuou pela Selecção "A" ), os guarda-redes Rui ( Porto ) e Melo ( Benfica e Académica ) e Crispim ( Sporting e Académica e capitão da equipa ). Por último, mencionar os nomes de dois grandes jovens futebolistas que não conseguiram alcançar o Olimpo do futebol português : Amândio ( Benfica e Académica ) e em especial Jorge ( Benfica e Académica ), que provavelmente era, a par de Serafim, o outro "craque" do futebol junior português.

Tornou-se titular indiscutível do Porto ( formando uma "explosiva" asa esquerda com Nóbrega ) e foi com a maior naturalidade que chegou à Selecção "A" em 1962, frente ao Brasil ( derrota por 1 -2 ), num jogo disputado no Estádio do Pacaembu.

Em 1963, Serafim ingressou no Benfica e protagonizou a mais cara transferência de sempre entre clubes portugueses. Devido à quantidade e à enorme qualidade dos avançados ( entre outros, Eusébio, Torres, Iaúca e Simões, sendo este um dos seus melhores amigos ) que compunham o plantel encarnado, a passagem de Serafim pelo Benfica não se revelou tão frutuosa como desejariam os técnicos, os dirigentes e os adeptos do clube encarnado.

Ao serviço do Benfica, só efectuou cinco jogos a contar para as competições europeias, todos eles referentes à Taça dos Campeões Europeus ( quatro na época de 1963 / 64 e três golos marcados e um na temporada de 1965 / 66 com a obtenção de um golo ).

A partir da época de 1966 / 67 passou a representar a Associação Académica de Coimbra.


Benfica

Campeão Nacional da 1ª Divisão - 2

1963 / 64 - ( 12 jogos / 5 golos )

1964 / 65 - ( 6 jogos / 4 golos )

Campeonato Nacional da 1ª Divisão

1965 / 66 - ( 6 jogos / 0 golo )

Taça de Portugal - 1 ( 1963 / 1964 )

Benfica - Porto 6 - 2 *

Costa Pereira; Cavém, Germano, Raul e Cruz; Coluna e José Augusto; Simões, Torres, Eusébio e SERAFIM.
Disputou 8 jogos / 6 golos
* Marcou um golo, o 5º do Benfica.


Época 1963 / 64
Da esquerda para a direita:
De Pé : Neto, Ângelo, Raúl, Cruz, Coluna e Costa Pereira.
Agachados : Augusto Silva, Eusébio, Torres, SERAFIM e Pedras.

Troféu Ramón Carranza - 1 ( 1963 )

Benfica - Barcelona 3 - 2 ** ( as duas equipas apresentaram vários jogadores que tinham actuado dois anos antes na final da T.C.E. em Berna e o resultado foi idêntico ).
** Marcou dois golos nesse jogo.
Benfica - Fiorentina 7 - 3 ( 3 - 3 no tempo regulamentar )

Rita; Cavém ( Ângelo ), Raúl, Humberto Fernandes e Cruz; Coluna e Santana ( Torres ); Iaúca, Eusébio, SERAFIM e Simões ( José Augusto ).


1963
Troféu Ramon Carranza
Da esquerda para a direita:
De Pé : Cruz, Rita, Ângelo, José Augusto, Raúl, Cavém, Coluna e Humberto Fernandes.
Sentados: Santana, Iaúca, Torres, Eusébio, SERAFIM e Simões.

Pequena Taça do Mundo - 1 ( 1965 )

Torneio que tinha lugar em Caracas, Venezuela. A edição desse ano só contou com as presenças do Benfica e do Atlético de Madrid e, segundo os regulamentos da prova, para se conquistar o troféu era preciso ganhar um jogo e empatar outro. Caso cada clube alcançasse uma vitória, seria disputado no 2º encontro um prolongamento de 30 minutos para se apurar o vencedor.

1º jogo : Atlético de Madrid - Benfica 3 - 0
2º jogo : Benfica - Atlético de Madrid 3 - 0 ( 1 - 0 no tempo regulamentar e 2 - 0 no prolongamento ).

Costa Pereira; Augusto Silva, Germano, Raúl e Cruz; Neto ( Jorge Calado ) e Coluna; José Augusto, Torres, Eusébio e Iaúca ( SERAFIM ).


FC Porto

Campeonato Nacional da 1ª Divisão

1960 / 61 - ( 11 jogos / 4 golos )

1961 / 62 - ( 26 jogos / 10 golos )

1962 / 63 - ( 22 jogos / 6 golos )


Associação Académica de Coimbra

1966 / 67 - ( 12 jogos / 3 golos )

1967 / 68 -

1968 / 69 - ( 5 jogos / 0 golo )

1969 / 70 - ( 20 jogos / 5 golos )

1970 / 71 - ( 26 jogos / 6 golos )

1971 / 72 - ( 15 jogos / 1 golo )


Internacionalizações - 5 ( 4 pelo FC Porto / 1 pela Académica )

Primeiro jogo - 06 / 05 / 1962 ( Estádio do Pacaembu - São Paulo )
Brasil - Portugal 2 - 1
Jogo particular

Costa Pereira ( Benfica ); Lino ( Sporting ), Lúcio ( Sporting ), Vicente ( Belenenses ) e Hilário ( Sporting ); Fernando Mendes ( Sporting ) e Coluna ( Benfica ); Iaúca ( Belenenses ), Eusébio ( Benfica ), José Augusto ( Benfica ) e SERAFIM ( Porto ).
Substituições - José Carlos ( CUF ) por Lino e Simões ( Benfica ) por José Augusto.

Último jogo - 01 / 06 / 1967 ( Estádio Raasunda - Estocolmo )
Suécia - Portugal 1 - 1
Jogo de qualificação para o Campeonato da Europa de 1968 ( Itália )

Américo ( Porto ); Morais ( Sporting ), Raúl ( Benfica ), José Carlos ( Sporting ) e Hilário ( Sporting ); Jaime Graça ( Benfica ) e Custódio Pinto ( Porto ); José Augusto ( Benfica ), Eusébio ( Benfica ), SERAFIM ( Académica ) e Peres ( Sporting ).

Torneio Internacional de Juniores da UEFA

1960 - Áustria ( 3º lugar )

Rui ( Porto ); Amândio ( Benfica ), Pais ( Benfica ), José Carlos ( CUF ) e Pedro Gomes ( Sporting ); Pereira ( ? ) e Jorge ( Benfica ); Crispim ( Sporting ), Pedras ( Guimarães ), Serafim ( Porto ) e António Moreira ( Benfica ).
Suplentes - Melo ( Benfica ), António Simões ( Benfica ), Lourenço ( Ginásio de Alcobaça ).


1960
Torneio Internacional de Juniores da UEFA
Da esquerda para a direita:
De Pé : Rui, Amândio, José Carlos, Pedro Gomes, Pais e (?).
Agachados : Crispim, Jorge, Pedras, SERAFIM e António Moreira.

1961 - Portugal ( VENCEDOR )

Rui ( Porto ); Amândio ( Benfica ), Moreira ( Leixões ), Oliveira Duarte ( Sporting ) e Nogueira ( Benfica ); Carriço ( Setúbal ) e Fernando Peres ( Belenenses ); Crispim ( Académica ), Jorge ( Benfica ), Serafim ( Porto ) e António Simões ( Benfica ).
Suplentes utilizados - Rodrigues ( Belenenses ) e Mário Nunes ( Benfica ).


1961
Torneio Internacional de Juniores da UEFA
Da esquerda para a direita:
De Pé : Melo, Amândio, Carriço, Rodrigues, Oliveira Duarte, Nogueira e Rui.
Agachados : Crispim, Mário Nunes, Jorge, SERAFIM e Simões.

1 comentário:

  1. Caro Senhoras e Senhores!

    Grande assistência para mim:

    Quais são endereço de e-mail pode enviar uma foto ou duas, duas e três jogadores, a fim de identificar?

    (Benfica, 1961 e 1964)

    Obrigado por tudo!

    Atenciosamente,

    Egresi István (Hungria)

    E-mail:

    egresiistvan@t-online.hu

    ResponderEliminar